16 Jun
16Jun

A história de Portimão encontra-se profundamente interligada com os recursos naturais da matriz mediterrânica do seu território e com a forte relação fluvial e marítima. Neste contexto surgem desde a antiguidade, os processos de transformação e conservação pelo sal da riqueza piscícola das suas águas e mais tarde, no século XX, uma importante indústria piscatória e conserveira que ocupou as margens do Arade.

Em 1996, a necessidade de preservar toda esta relação histórica motivou a aquisição, pelo Município de Portimão, da antiga fábrica de conservas de peixe “São Francisco”, localizada na frente ribeirinha da cidade.É desse renovado edifício fabril, datado dos finais do séc. XIX, que surge a 17 de Maio de 2008 o Museu de Portimão, pólo de difusão cultural e espaço de descoberta das origens e da evolução da comunidade, do seu território e dos aspetos mais marcantes da sua história industrial e marítima.

Instalado nas antigas instalações da Fábrica de Conservas Feu, o Museu de Portimão faz-nos viajar no tempo conduzindo-nos num passeio pelas origens e os momentos mais marcantes da História da cidade, de forma dinâmica e atrativa.

 Para além da exposição permanente “Portimão, Território e Identidade”, o Museu de Portimão apresenta uma programação cultural diversificada nas salas de exposições temporárias e no seu auditório.

Google Maps.: 37.130734, -8.535050 

http://www.museudeportimao.pt